segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FAMÍLIA-CRIANDO E RECRIANDO COM PALAVRAS








Dinâmica: Criando e Recriando com palavras


- Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas familiares, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos;
Apresentar o quadro abaixo e propor o preenchimento com palavras, em grande grupo:
(preencher com palavras associadas à:

Problemas familiares

Local

Pessoas

Personagens “heróicos” de algum conto ou lenda

Personagens “vilões” de algum conto ou lenda


Ex:Separação

Casa;

Criança;

Fada;

Bruxa;


Realizar com auxílio do data show.
- Depois de preenchido o quadro, dividir o grande grupo em pequenos grupos de no máximo 5 participantes e propor elaboração uma história utilizando 2 a 3 palavras de cada quadro. Tempo estimado para a atividade: 30 minutos, com tolerância...
- No caso deste tema deixar livre a quantidade de palavras que as crianças queiram utilizar em seus textos.
- Concluída a história, trocar as histórias entre os grupos;
- Cada grupo deverá representar a história, utilizando materiais que estão à disposição (sucata em geral).
- Para fechamento, pedir que cada um relate o que foi trabalhado na atividade desenvolvida e o que sentiu em relação a ela.O tempo estimado é bem maior, os textos foram coletivos.

Fonte: http://www.apoema.com.br/

Texto Coletivo – 3º ano “B” – 09-09-10

A Família

Numa casa azul de alvenaria morava uma família que brigava muito. A mãe chamava-se Maria, o pai João e a filha Lorena. O pai trabalhava no depósito da Móveis Gazin, a mãe trabalhava num salão de beleza, e Lorena ficava o dia todo com sua babá.
Os pais trabalhavam o dia todo, quando chegava a noite na hora do jantar o pai comia na sala assistindo televisão, a mãe na mesa da cozinha e a filha no quarto. Depois do jantar acabavam sempre discutindo muito porque eles não se entendiam por vários motivos, porque não conseguiam pagar a escola da filha, porque não conseguiam pagar as contas. A menina escutava a briga dos pais se trancava no quarto e chorava muito.
Em um desses dias, quando todos dormiam uma bruxa apareceu no quarto dos pais e disse:
- Se vocês não pararem de brigar eu levarei sua filha comigo!
Os dois acharam que estavam sonhando e no dia seguinte brigaram novamente. Quando foram dormir a bruxa apareceu e levou Lorena para o mundo da imaginação.
De manhã quando acordaram foram no quarto de Lorena e viram que não estava lá, procuraram pela casa inteira e não encontraram. Eles ficaram desesperados e a mãe disse:
- Será que aquela bruxa era de verdade? Ou será que era só um sonho?
O pai então disse:
- Eu também vi aquela bruxa, então foi ela que levou a Lorena! O que iremos fazer?
Foi então que apareceu uma fada e disse:
- Posso encontrar sua filha! Ela está no mundo da imaginação. Mas primeiro as brigas de vocês tem que parar, porque a Lorena está muito triste. Quando vocês pararem as brigas eu a trago de volta.
Dois dias se passaram sem que os pais brigassem, eles estavam muito arrependidos de brigar tanto e sentiam muita saudade de sua filha. Naquela noite a fada trouxe Lorena sã e salva.
Amanheceu os pais foram até o quarto de sua filha e encontraram-na dormindo. Ficaram tão felizes que a abraçaram e beijaram muito.
Daquele dia em diante, pararam com as brigas porque perceberam como a união da família era importante para todos.


Texto Coletivo - 02-09-10 - 3º ano "C"

Família unida

Havia uma família que vivia numa casa bem pequena e humilde. Essa família era formada pelo pai Sr. Sebastião, pela mãe Dona Marlene e seus filhos Pedro e Giovana. O pai trabalhava na usina como cortador de cana, a mãe era dona de casa e os filhos estudavam à tarde.
No final do dia, quando todos estavam em casa, sempre começavam a discutir. Os pais não se davam bem, porque não respeitavam um ao outro, chegando algumas vezes até a se agredirem. Os filhos todos os dias viam a discussão dos pais, e ficavam muito tristes com a situação, porque queriam que sua família fosse unida.
Uma bruxa sentiu cheiro de desunião e de violência naquela família, e ficou muito feliz. Certo dia, ela esperou todos dormirem para lançar um feitiço de maldade, queria que a família brigasse todos os dias.
Ela conseguiu o que queria todos os dias a família passou a brigar muito. As brigas estavam deixando as crianças cada vez mais tristes, na escola não conseguiam se concentrar muito.
Uma fada chamada estrela apareceu para Pedro e Giovana quando eles estavam chorando e perguntou:
- Por que vocês estão chorando?
Pedro então enxugou as lágrimas e disse:
- É porque meus pais brigam muito, nossa família não é unida.
- Eu sou a Fada Estrela estou aqui para ajudar a sua família. Mas preciso da ajuda de vocês também, para desfazer o feitiço da bruxa. Primeiro quero que vocês conversem com seus pais e digam o que sentem.
As crianças conversaram muito com seus pais. Eles ficaram arrasados em saber que estavam magoando seus filhos e decidiram parar com as brigas.
Naquela noite, a fada voltou a casa daquela família e jogou um pozinho mágico que tinha um pouco de: amor, união, carinho, paz e respeito. As crianças então disseram:
- Muito obrigado fada estrela!
Daquele dia em diante os pais e filhos passaram a conversar sobre tudo, em vez de brigar, assim aquela família passou a ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens